Home

Haskell Meetup - Edição Janeiro - São Paulo

por H.T.

Em 25 de janeiro realizamos mais uma edição do meetup de Haskell, em São Paulo.

Realizado no escritório da Amazon, na zona Sul da cidade, o meetup contou com três excelentes apresentações, ministradas por Daniel Yokomizo, Pedro Yamada e Eric Andrade.


Apesar de um contratempo inicial (originalmente o meetup seria realizado no Garoa hacker Clube, mas devido ao grande número de inscritos precisamos alterar o local para o escritório da Amazon já bem próximo ao dia 25/01), o encontro de Janeiro foi um sucesso e tivemos cerca de trinta pessoas presentes, mesmo sendo feriado na capital paulista.

A primeira apresentação foi ministrada pelo Daniel Yokomizo, trazendo o tema de Monadic Parser Combinators, cujo título foi traduzido pelo autor para “Combinadores Monádicos de Análise Sintática”. Na palestra foram explorados os conceitos de Análise Sintática, possíveis pontos de falhas, parametrizações, combinadores, ambiguidade e MonadPlus, ilustrados com muito código e casos de uso. O vídeo já está disponível:

Na sequência, Pedro Yamada apresentou sobre Paralelismo e Concorrência em Haskell, abordando um crash course sobre como o GHC realiza a avaliação de expressões e como lida com estratégias de paralelismo e de concorrência. Foi também discutida, de forma prática e com exemplos, as diferenças entre os dois conceitos. Além disso, o palestrante discutiu os conceitos que embasam as MVars e por último falou-se de STM. Veja o vídeo:

Encerrando o encontro, Eric Andrade apresentou sua palestra sobre Yesod, introduzindo rapidamente a história do framework, suas vantagens, seguido por alguns exemplos de código, apresentando como declarar rotas, manejar requests HTTP e como montar respostas. Por último, Eric mostrou um pouco sobre templates com Shakespeare. Assista o vídeo:

Não podemos deixar de mencionar também um enorme agradecimento à Amazon Brasil pelo espaço, coffee-break e disponibilidade em meio a um feriado prolongado. Julio Faerman e equipe, o HaskellBR deixa aqui um sincero muito obrigado!

Agradecemos também a todos os participantes, palestrantes e colaboradores da organização do meetup. Acesse a página do meetup do HaskellBR e receba notificações para os próximos encontros.


Colabore com o HaskellBR

Se você chegou até aqui, obrigado. Esperamos que tenha apreciado o conteúdo e as palestras. Fazemos esforços diários para manter a comunidade ativa e engajada.

Dúvidas, comentários e posts são aceitos no repositório do GitHub: https://github.com/haskellbr/blog. No momento a meta é ter conteúdo publicado semanalmente. Possui algum tópico que gostaria de compartilhar? Entre em contato conosco!

Share Comente no Twitter