Home

24 dias de Hackage, 2015 - dia 24 - Conclusão e agradecimentos

por Franklin Chen

traduzido por Pedro Yamada

Esse é um artigo escrito por Franklin Chen e traduzido para o português. Ler original.

Índice de toda a série

O índice de toda a série está no topo do artigo para o dia 1.

Encontro HaskellBR São Paulo

Vamos nos encontrar em São Paulo em Janeiro de 2016. Marque sua presença e comente se não puder vir.

Vote se o encontro terá workshops, um dojo ou palestras.

Dia 24

(Discussão no Reddit)

Whew, esse projeto “24 dias de Hackage, 2015” finalmente acabou!

Eu nunca esperei fazer algo assim e preciso agradecer todos que me encorajaram enquanto estava envolvido nisso. Gostei da qualidade dos comentários e correções que recebi assim como os links para bibliotecas relacionadas para Haskell.

Alguns pensamentos finais:

Minhas metas com o projeto

Minhas metas iniciais para o projeto eram simples (“mostrar algumas coisas”), mas rapidamente ficaram mais claros na medida em que fui indo e se tornaram mais explícitos na minha cabeça. Aqui estão alguns:

Espero que tenha sucedido em algumas dessas metas. Eu sei que, por causa de restrições de tempo, tive que pegar alguns atalhos onde, se tivesse tempo, poderia ter escrito muito mais texto e código muito mais “realista”.

O ecossistema do Haskell continua crescendo

Há uma centena de outras bibliotecas que poderia ter escolhido mencionar pelo caminho, algumas das quais eu usei e muitas sobre as quais escutei boas coisas e (ainda) nunca usei.

Um pouco de cobertura útil sobre o que vem acontecendo no Haskell:

Outras coisas legais que percebi

Há uma série de blog posts sobre resolver o Advent of Code usando Haskell. Eu deliberadamente não a li, porque quero tentar o Advent of Code por conta própria em algum momento.

Sobre escrever

Não espero fazer um “24 dias de Hackage” de novo.

Antes de mais nada, foi exaustivo, em um tempo do ano quando eu acabei tendo que cancelar a maior parte da minha vida normal em Dezembro para me dedicar ao projeto! Eu fiz esse projeto por gratitude e amor pela comunidade que me ajudou com as ferramentas que fazem da minha vida como um programador mais divertida, produtiva e simples e plenamente feliz, mas estou aliviado que a série acabou e planejo só relaxar para as festas.

Também decidi que em projetos de escrita futuros (sobre qualquer coisa, não só coisas relacionadas a Haskell), gostaria de mais tempo para tomar um ritmo diferente e escrever mais profundamente sobre tópicos, talvez artigos com várias partes que pressuponham uma audiência bem definida. Sabia de cara que para “24 dias” estava provendo “aperitivos” aqui, e sem saber exatamente qual parte de uma audiência indefinida acharia quais aperitivos úteis. Gostaria de prover refeições completas direcionadas a audiências bem definidas, com um prefácio para cada artigo explicando qual o background que eu assumo, com ponteiros aos pre-requisitos como apropriado, e construir uma rede de informação interligada.

Tenho uma sugestão genérica: e se a comunidade de Haskell colaborasse para um projeto “módulo da semana”, talvez até com a ideia de incrementalmente criar um programa de exemplo gigante demonstrando Haskell que incorporasse muitas bibliotecas e fosse um projeto do mundo real que seria útil para recem-chegados?

Por ora, gostaria de encorajar qualquer pessoa que queria escrever qualquer coisa, curta ou pequena, a o fazer. É uma oportunidade de aprendizado tremenda.

Conclusão

Gostaria de agradecer o Ollie de novo por ter feito os “24 dias” no passado, espalhado que não poderia fazer a série esse ano e me encorajado a o fazer quando sugeri que talvez poderia contribuir de alguma forma. Não se esqueça, sua série “24 dias” ainda está no ar e é valiosa como referência.

Além disso, fiquei feliz que o grupo de usuários de Haskell no Brazil vem traduzindo, com minha permissão, minha série de artigos para o português para seu blog e usando os artigos como base de discussão e crescimento para a comunidade de Haskell local!

Todo o código

Todo o código para a série estará nesse repositório do GitHub.

Share Comente no Twitter